O autor é um arquiteto que vem se destacando no Brasil como uma voz a ser respeitada quando se discute a integração do ser humano em harmonia com o ambiente em que vive. O diferencial de Johan van Lengen está na forma como ele apresenta suas idéias. Com uma linguagem simples, rápida e essencial o autor nos remete à essência da construção de moradias, abordando desde o desenho aos materiais, portas e janelas, água, clima e até do fogão. A informação é passada por meio de vários desenhos, quase sempre em perspectiva e da maneira mais clara possível. Dessa forma, um manual aparentemente técnico, acaba seduzindo o leitor por sua simplicidade e o contagia a apreciar cada aspecto da construção, a valorizar cada passo no andamento do projeto, da busca do espaço, dos materiais e da obra em si.
Além de passar uma visão global e histórica do processo de construção, O Manual do Arquiteto Descalço foi escrito para desenvolver a confiança daqueles que têm o sonho de construir e desejam compreender a relação entre a habitação e seu entorno, seus limites e suas possibilidades. Não se trata de induzir as pessoas a construírem suas próprias casas na maneira tradicional, pois o mundo mudou demasiadamente para permitir esta possibilidade, mas antes de tudo, trata-se de um manual que responde aos desafios atuais da questão habitacional, apresentando alternativas de combinação de várias técnicas que permitem a criação de um ambiente mais harmonioso para se viver. Esta também é a proposta dos donos-de-casa modernos: harmonia dentro e fora de casa!
O download do Manual pode ser encontrado em
http://bio-livros.blogspot.com/search/label/Bioconstru%C3%A7%C3%A3o
É o terceiro livro disponível neste link e os arquivos (são duas partes) estão em pdf. Portanto é necessário que você tenha instalado o Adobe Acrobat Reader em sua máquina.
Quaisquer dúvidas e sugestões entrem em contato conosco, pois a CASA SUSTENTÁVEL conta com assessoria de pessoal especializado no assunto. Esperamos assim encorajar os donos-de-casa a construírem ou reformarem suas próprias casas! Mãos à obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário