Sustentabilidade social, ambiental, econômica, escolar, comunitária ou outra, não importa sua aplicação e sim se estamos questionando se isso vale a pena para cada um individualmente e também para o conjunto em que vivemos. Ao mesmo tempo em que a usamos temos que ver se sua prática é viável ao mundo, principalmente ao nosso “quintal”. Podemos obter as respostas conosco mesmo.
Bom, eu percebo que ela sempre existiu, mas em pouco tempo ela vem ganhando formato e força que de certa maneira pode ser perigosa. Nunca foi tão cogitada ultimamente entre empresas, bancos, commodities, usinas termoelétricas, empresas de captações naturais, no mundo da moda, mercado da publicidade passando até pelo vizinho do bar da esquina... Virou uma “onda”, falar dela é falar que estamos fazendo algo de bom e politicamente correto, mas muitas vezes não é bem isso.
A sustentabilidade deve estar entre nós, em nosso cotidiano, nas possibilidades econômicas e principalmente nos aspectos de reuso e reaproveito. Deve ser encarada e enfrentada como um exercício que devemos fazer diariamente dentro de nossa casa, nosso trabalho e comunidade.
Sustentabilidade sustenta o que?
Pensem! Somos criativos para isso!
Sustentabilidade é participação e reflexão sobre os recursos físicos e sociais.
Não pense somente em ajudar o mundo, comece ajudando a si mesmo!
texto e fotos: Marcelo Gutierrez - pai, marido, artista plástico, publicitário, taxista e DONO DE CASA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário