A verdade, porém, é que a maioria de nós não cresceu sendo educado a termos atitudes ecologicamente conscientes. A preocupação com o banho demorado tinha relação apenas às contas a serem pagas no final do mês; lixo era lixo, não existindo diferença entre recicláveis e não-recicláveis; os alimentos industrializados facilitavam a vida, ao invés de serem geradores de lixo; ter muito de tudo – roupas, brinquedos, sapatos – era status, pois já fomos educados numa sociedade de consumo.
De repente tudo muda. Descobrimos que a água não é um recurso ilimitado, que o excesso de consumo é prejudicial e que o lixo produzido pelo ser humano está, pouco a pouco, matando nosso planeta. E então temos a difícil tarefa de mudar nossos hábitos cultivados por anos, e de sermos os responsáveis por ensinar à nova geração maneiras melhores de lidar com nosso planeta.
Criar hábitos saudáveis é o primeiro e mais importante passo, pois temos a tendência de tornar nossos hábitos comportamentos automáticos. Para isso é preciso que nós, adultos, sejamos o exemplo daquilo que sabemos ser uma relação sustentável com o meio ambiente. Consumir de forma responsável; cuidar bem de nossos objetos, para que eles tenham seu tempo de uso prolongado; evitar o uso de sacolas plásticas em exagero; utilizar água/energia elétrica/gás de maneira responsável e controlada; reciclar... Se as crianças de hoje forem educadas convivendo com estes bons hábitos de sustentabilidade, no futuro, teremos uma sociedade que irá encarar isso tudo como rotinas do dia a dia.
Porém, não é porque para nós, com frequência, essa mudança de hábito é trabalhosa e difícil, que temos que fazer com que se torne chata para os pequenos.
Ensinar sustentabilidade pode ser bastante divertido. Veja algumas dicas:
- Ensine as crianças a separar o lixo, e, mesmo não havendo a necessidade de, no lixo doméstico, separar os recicláveis por tipos (papel, vidro, metal e plástico), ensine os diferentes materiais e as cores de seus respectivos lixos, para quando a criança estiver em ambientes públicos.
- Utilize as embalagens como sucata para montagem de brinquedos diversos e oficinas de artes com as crianças. Além de muito divertido e estimulante para a criatividade dos pequenos, também os ensinam a respeito de reutilização e aproveitamento.
- Converse com as crianças sobre o preservação e cuidados com o meio ambiente. Estimule que pensem no assunto através de livros, gibis, filmes e desenhos que tratem do tema.
- Seja um exemplo, assim as crianças aprenderão naturalmente.
por RENATA PEIXOTO
Psicóloga da Consultoria Familiar Babá Ideal
E-mail para contato: renata@babaideal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário