De fato, alguns são, mas muitos outros pegam carona nesse rótulo apenas para tornarem-se mais atrativos. Porque, claro, o tema sustentabilidade está na moda, todo mundo quer parecer politicamente correto e apelar ao meio ambiente é um prato cheio.
A Market Analysis, divulgou o resultado de uma pesquisa que incluiu 15 lojas, entre farmácias, supermercados e livrarias. E olha que resultado expressivo em um universo tão pequeno: 887 produtos possuíam esse apelo socioambiental!
Num supermercado de pequeno porte em São Paulo, foram encontrados cerca de 40 produtos sustentáveis. Em shopping centers e lojas de material de construção, os termos “eco” ou “planeta” estão por toda a parte! E sabe quem lidera a lista de produtos ecológicos? Cosméticos e produtos higiene pessoal. Essa idéia de ser natural atrai consumidores, ora por proteger o planeta, ora pelo fato de não agredir tanto a pele.
Nesse banquete de "ofertas eco", conferir os selos que atestam a veracidade ecológica é um bom caminho. Mas a melhor solução para não sermos enganados é buscar referências da empresa e do produto que estamos adquirindo. As redes sociais na internet, também podem ajudar na busca de informações. Confira aqui alguns dos mais importantes selos de certificação verde:
E, para finalizar: O que é um Produto Sustentável?São aqueles produtos que oferecem benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo, se preocupam com questões de saúde pública, bem-estar social e ambiental, desde a extração das matérias-primas ao descarte final. Isso inclui maior índice de itens recicláveis e menor consumo de energia e de água nas etapas de produção.
Fonte: blog SejaGreen
Nenhum comentário:
Postar um comentário