Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida. Além disso, essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia altamente nociva.
Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.
Portanto, siga as instruções abaixo e ajude a combater este problema:
O óleo encaminhado para a reciclagem, poderá ser utilizado na fabricação de tintas, vernizes, ração animal e biodiesel. Outra boa opção é aproveitar o óleo de cozinha usado para fazer sabão caseiro - ver nosso post http://casasustentavelddcs.blogspot.com/2010/09/reutilizando-o-oleo-de-cozinha-para.html
Informações sobre pontos de coleta de óleo de cozinha, acesse:
http://www.akatu.org.br/central/noticias_akatu/2008/onde-entregar-o-oleo-usado
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI86068-17334,00.html
http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3--445-20070321
www.trevo.org.br
www.grupopaodeacucar.com.br/imprensa/default_area.asp?st_menu=1&idNoticia=6611&cod_area=1
http://www.triangulo.org.br/site/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário