21 de fevereiro de 2011

FAXINA SUSTENTÁVEL

Hora da faxina! Tarefa árdua para os donos e donas de casa... mas também é um ótimo momento de por a cidadania e a consciência global em prática! Por isso vale muito a pena trocar certos produtos tradicionais de limpeza por artigos que podem estar disponíveis na cozinha ou despensa. São soluções caseiras que, além de poupar sua grana, poupam o meio ambiente de mais agressões químicas.

Confira aqui algumas dicas pra uma boa Faxina Sustentável:

Limpar vidro: Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.
Desodorizante de ambiente: quatro colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.
Para encerar:
Misture uma parte de óleo vegetal com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.
No Box: Remova as manchas de sabonete e xampu do box do banheiro esfregando uma esponja molhada em vinagre branco. E, para dar brilho, passe um pano macio em seguida.
No Fogão: Quando misturado a uma colher (sopa) de sal de cozinha ou de bicarbonato de sódio, o suco de um limão pode fazer uma ótima limpeza nas bocas do fogão. Para resultado melhor ainda, use uma esponja de aço nessa tarefa.
Na Marca de Cigarro: Para queimadura de cigarro na mesa, use maionese. Esfregue um pouco do produto com algodão na área queimada. Espere agir por alguns minutos e limpe com um pano.
No Micro-ondas
Uma jarra refratária com uma xícara (chá) de água e duas fatias de limão bastam para
livrar o micro-ondas de maus odores. Você leva o recipiente ao forno, liga por dois minutos em alta potência e pronto.
Na panela
: Para tirar comida grudada no fundo da panela, encha-a com água quente. Em seguida, adicione duas colheres (sopa) de sal ou bicarbonato de sódio e deixe agir por alguns minutos. Limpe como de costume.
Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
Desentupir pia: Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente.

FONTE: blogs Eco-Amigos e Planeta Sustentável


Nenhum comentário:

Postar um comentário