9 de fevereiro de 2011

Pós-Festa Sustentável

O ano começou, é festança pra todo lado: reencontrar amigos, reunir familiares pra contar sobre as férias, baladas pra festejar a entrada de 2011 e daqui a pouco já vem o Carnaval! Na cultura festiva dos brasileiros, não há quem resista a uma boa farra, com direito a muita bebida, comida, música, animação e, claro, amigos e parentes queridos para festejar com você a ocasião.

Mas promover esses eventos nem sempre é algo muito sustentável, ainda mais quando é contabilizado todo o lixo que sobra e a energia que foi gasta para colocar toda a folia em prática. Depois que a festa termina e sobram apenas os vestígios de que muita gente se divertiu por ali, o mais comum costuma ser a frase seguida da ação: “junta tudo e joga no lixo”. Mas essa prática não contribui em nada com um mundo melhor. Então confira aqui algumas dicas pra terminar sua festança com sustentabilidade:

Lixo

Esse costuma ser o maior problema de quem tem que lidar com o pós-festa. Nesse caso, reciclagem é a opção mais conhecida. Separe todo o lixo seco (aquele que é reciclável e que não está sujo com restos de comida, bebida ou qualquer outra coisa) e encaminhe-o para uma central de reciclagem. Alguns materiais, como pratos e talheres descartáveis, podem ser lavados e secos antes de seguirem para a coleta seletiva.

Você ainda pode separar alguns itens e reaproveitá-los. Copinhos plásticos lavados e secos podem virar matéria-prima para as brincadeiras e artesanatos das crianças. Você ainda pode propor uma brincadeira para a criançada (que conseguiu ficar acordada, claro!) e promover uma competição de quem consegue recolher mais materiais recicláveis. Uma ajuda e tanto para o planeta e para você!

Comida

Outro item que causa dor de cabeça para os anfitriões é a sobra de comida. Nesse caso, existem duas opções. A primeira é para o caso de ter sobrado uma grande quantidade de comida intocada, como doces, salgados e bolos. Aí você pode encaminhá-la para doação em asilos, orfanatos, abrigos ou onde achar necessário, ou ainda congelar toda a comilança para uma próxima festa. Evita o desperdício e ainda economiza na outra celebração.

Mas se a sobra diz respeito a restos de pratos e bandejas, nesse caso não há doação certa. A alternativa é separar aquilo que pode virar adubo orgânico e mandar direto para a composteira. Podem ser compostados alimentos orgânicos e não-industrializados, como restos de frutas, saquinhos de chá e café.

Pratos, talheres e copos

Se você usou itens descartáveis de plástico, eles podem ser reciclados. Basta lavar e colocar junto com os outros materiais que serão levados para a reciclagem, como já falamos lá em cima. Se sua opção foi pelos reaproveitaveis, como de vidros, porcelana ou alumínio, já sabe: “lavou, ta novo”! Mas para economizar, vale a pena deixá-los de molho em uma bacia com água e um pouco detergente por algumas horas. Depois é só passar a esponja para retirar os resíduos que sobraram e enxaguar de uma só vez.

Guardanapos

Usou guardanapos de pano? Boa escolha! Agora você faz o seguinte: junta todos e coloca-os de molho em uma bacia com água e um pouco de sabão em pó. Isso irá ajudar a soltar a sujeito e reduzir o tempo e o uso de energia e produtos químicos na hora da lavagem. Depois é só enxaguar e colocar todos de uma vez na máquina. Se for lavar na mão ou no tanque, aproveite a água do molho e enxágue as peças de uma vez.

E se você não pode usar os guardanapos de pano e teve que apelar para os descartáveis, lembre-se que os usados não podem ser reciclados, mesmo sendo feitos de papel. Apesar disso, eles podem ser picotados e misturados na composteira. Os que não foram usados devem ser guardados para a próxima ocasião.

Pronto galera! Boas dicas sustentáveis pro pós-festa estão agora na sua mão e, pra quem exagerou na comida e na beberrança, outra "dica pós-festa" é o guia da ressaca do DONOSDECASA.com!

E que a festa continue sempre!!!


Fonte: adaptado de EcoDesenvolvimento.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário